1º dia – No estaleiro apresentaram-me dezenas de pessoas em 10 minutos, metade das quais espanholas, logo, o nome ainda mais difícil de fixar. Parecem simpáticos numa primeira impressão ou então estão apenas aliviados por me ver, já que vou preencher o lugar de uma pessoa que já saiu à 7 meses e o trabalho dele foi distribuído por várias pessoas (dá para imaginar o caos?)
2º e 3º dias – Comecei a visitar as primeiras casas para alugar. Isto é Ponta Delgada, ok? Arrendar um T1 custa em média 500 euros!!!! E não são apartamentos giros e bem mobilados, sim? Aparece de tudo…. Depois de 3 visitas, comecei a stressar. Um colega simpático e bastante disponível (e giro, pena que esta semana tenha siso a ultima dele aqui na ilha eheheh) deu-me uma dica preciosa, que poderia alugar um apartamento num aldeamento turístico, com a vantagem de terem alugueres mensais, o que me daria mais tempo até aparecer um apartamento decente. Este stress todo porquê? A empresa dá-nos 15 dias para procurarmos casa e instalarmo-nos, passado esse tempo afundam-nos em trabalho. Disseram-me logo: Agora a tua prioridade é arranjar casa!!! Nunca pensei que fosse tão complicado
4º dia – Primeira visita ao local da obra (lado Sul da ilha). Fiquei impressionadíssima. Parecia que estava num programa da Nathional Geographic. Os acessos só por 4x4, no dia anterior tinha chovido bastante e o caminho tinha sulcos de 1,5 metros e outras partes que tinham deslizado. Os materiais vulcânicos são bastante instáveis e vamos construir viadutos em vertentes tão íngremes, que nem percebi como vai ser possível mexer naquilo sem deitar tudo abaixo. O Director de Obra que me acompanhou também parecia não saber…. Que grande desafio!!!!
Tive também o 1º contacto com o açoriano rural, um agricultor que veio reclamar por lhe estarem a roubar cachos de bananas. O português era macarrónico, os espanhóis chamam-lhes os alemães, uma vez que não se percebe tudo o que dizem. Fiz uma gravação de som com o telemóvel, ver se a consigo colocar aqui ;)
Fim-de-Semana – Passado a reconhecer os diferentes locais da ilha e visitar casas. Começo a ter a percepção que é tudo muito perto de tudo aqui em Ponta Delgada e que isto é mesmo uma ilha… O tempo aqui está óptimo, em média 17ºC, uma autêntica Primavera a comparar com o frio polar do continente ;) Este clima puxa às actividades ao ar livre… Tenho que explorar esse filão….Espectáculo :)